Grupos de Trabalho

Acompanhamento do projeto de revitalização do lago municipal.


Composição: Amaury Antonio Dal Pietro; José Mauro O. Araujo; Nelson Assunpção Filho, Tania Cristina Vitorino, Sizuo Matsuoka.

Decisão: Encaminhamento do oficio abaixo ao executivo e legislativo solicitando alterações e adequações.


Ofício APPA


A APPA, como é notória, é uma ONG que tem o alto propósito de servir Araras e região com o melhor do seu conhecimento no que diz respeito a um meio ambiente sadio e próprio para o bem estar da população. Com esse objetivo, pedimos vênia a Vossa Excelência para uma análise crítica do Projeto de Revitalização do Lago Municipal, seguido de sugestões, ressaltando que o único objetivo é contribuir para que o nosso Lago Municipal seja cada vez melhor e atenda o bem estar dos munícipes de hoje e do futuro.
Ressaltamos que esta moção está sendo encaminhada após tomar conhecimento detalhado do projeto por uma apresentação feita pelos arquitetos Fabio Augusto Franco e Felipe Dezotti Beloto - Secretário Municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade de Araras na Assembléia Ordinária da APPA no dia 30 de julho último, no Casarão da AEHDA, quando então foi constituída uma Comissão de acompanhamento.

Antes de tudo é válido lembrar que se Araras orgulhosamente ostenta o laurel de ter sido a primeira cidade a realizar a “Festa da Árvore” nas Américas e, por conta disso, tem o decantado título de “Cidade das Árvores”, a realidade não condiz com esse título, pois ela não conta com metade sequer da superfície de área de árvore por habitante preconizada como necessária para ser uma “cidade verde”. Se confrontada com cidades efetivamente “verdes”, Araras realmente não poderia ostentar aquele título.

O Lago Municipal, estando localizado no centro da cidade, serve maravilhosamente como um local de lazer, porém de quietude e de contemplação, além de servir como pulmão verde. Assim sendo, julgamos que ele deva se constituir numa área verde digna desse objetivo, ou seja, toda revitalização deve contemplar o plantio de mais árvores (no caso, nativa como se justificará adiante). Embora isso não atenda a deficiência apontada acima, é já uma pequena contribuição que, somada a outras que adiante sugeriremos, poderá tornar Araras realmente uma “cidade verde”.

Consideramos que áreas de práticas esportivas devam ser construídas em espaço próprio para tal fora do Lago (podendo ser numa área anexa) e, na atual área do Lago, ficando apenas a ciclovia e a pista para pedestres. As árvores, inclusive, deveriam ser indicadas por agrônomos/botânicos de modo que ali se pudesse ter uma diversidade bem representativa das espécies nativas, especialmente da região, e devidamente identificadas para servir de apoio a ensinamento em nossas escolas. Uma única construção adicional que se poderia sugerir seria um local para oficina de ecologia a ser utilizada por todas as escolas.

Antes de se construir uma concha acústica que, inclusive, não disporá naquele local pretendido de espaço adequado para assistentes em número significativo de qualquer espetáculo ou apresentação, julgamos que uma readequação da área de lazer infantil, inclusive com pequena ampliação e melhoria, se tornaria uma atração de grande agrado para as famílias ararenses e da região. Aqui se pode lembrar também que a poluição sonora é um item importante a ser considerado num planejamento realmente ecológico e, portanto, qualquer obra no Lago Municipal há que levar em conta este aspecto.

No tocante à poluição, lembramos que a água do lago está absurdamente eutrofizada, ou seja, com muita riqueza nutricional, o que acaba acarretando a proliferação de algas. A purificação dessa água e a implantação de medidas técnicas para se evitar o mesmo problema no futuro seria, neste momento, a prioridade número um.
Por fim, para se alcançar o objetivo de tornar Araras efetivamente em uma “Cidade Verde” julgamos que há necessidade de um Plano Diretor que contemple todas as praças e parques da cidade, além das margens de represas e ribeirões, para que tudo seja feito dentro de um planejamento amplo e de longo prazo. Com tal planejamento não apenas este como também os futuros executivos do município teriam condições de fazer a devida provisão de recursos para um trabalho realmente em prol da coletividade.

Por fim ressaltamos nosso propósito é de contribuir no sentido de que este imenso patrimônio urbano continue orgulhando a todos os ararenses.

Foto da apresentação do projeto na 2ª Assembléia Geral Ordinária da APPA



Acesse o link abaixo para conhecer o projeto apresentado pela prefeitura:
http://www.araras.sp.gov.br/novolago/


O que você acha do Projeto de Revitalização do Lago? Comente.

Nenhum comentário: